11/08/2022

Hoje, dia 26 de julho de 2022, é celebrado o Dia dos Avós no Brasil. O Portal Sabiá investigou a origem da data e também juntou algumas ideias para que as pessoas com 60 anos ou mais possam comemorar a data juntos dos seus entes queridos honrando e perpetuando nossa memória, por meio do compartilhamento de histórias.

A história do Dia dos Avós

Falando de maneira bem simples e direta, o Dia dos Avós é celebrado no dia 26 de julho em homenagem aos avós de Jesus, os pais de Maria, São Joaquim e Santa Ana, mais conhecida por seu diminutivo, Sant’Ana.

Mas quem é mineiro há mais tempo já sabe: se parar para ouvir tem mais história! E a história do Dia dos Avós vai um pouquinho mais longe – mais ou menos uns 2055 anos no passado.

Tudo começa com o casal de avós de Jesus, Joaquim e Ana, e ainda envolve cinco papas e a portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007), mais conhecida como Dona Aninhas.

O casal de avós

Reza a lenda (que não está na Bíblia e sim no Evangelho de Tiago), que Joaquim e Ana eram um casal já não tão jovem que vivia em Jerusalém no século I a.C.,  e por causa da  idade avançada rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. Após fazer penitência no deserto, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe comunicou que suas preces seriam atendidas. Ana e Joaquim foram então abençoados e por fim tiveram três filhas. A primogênita do casal foi Maria, a mãe de Jesus, também conhecida como Maria de Nazaré, Virgem Maria, Santíssima Virgem e Nossa Senhora.

  

Os cinco papas

O primeiro papa envolvido na definição do Dia dos Avós é o Papa Urbano IV, que oficializou o culto a Santa Ana em 1738. O segundo papa que aqui nos interessa foi o Papa Gregório XII, que em 1584 fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de julho. Em 1879, o Papa Leão XIII estendeu a celebração da Festa de Sant’Ana para toda a Igreja, sendo então o terceiro papa na nossa conta.

A intervenção do quarto papa dessa história aconteceu já no final da década de 1960, quando o Papa Paulo VI decidiu mudar a data de comemoração do Dia de São Joaquim para o mesmo dia de Sant’Ana, 26 de julho.

E por fim, o quinto papa a se relacionar com o Dia dos Avós é o atual. O Papa Francisco inaugurou uma nova tradição em 2021, determinando o 4º domingo de julho como o Dia dos Avós e dos Idosos. Para marcar a celebração, acompanha uma mensagem especial do  pontífice dirigida aos avós e aos idosos.

A Dona Aninhas

Nos anos 1980, a portuguesa Ana Elisa Couto, conhecida por Dona Aninhas, saiu de seus arredores na região do Porto, em Portugal, e  visitou países como Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e Canadá para defender que se comemorasse o Dia dos Avós. A avó de quatro netas e dois netos sempre achou que não se dava o valor merecido aos avós e às avós e decidiu se tornar uma missionária da causa. Sua dedicação rendeu até uma placa exposta em praça pública em Penafiel, sua cidade de origem.

Imagem via Postais de Penafiel | Homenagem a Dona Ana Elisa do Couto (riquezasetradicoesdepenafiel.blogspot.com)

Lembranças de avôs e avós

É hora de honrar as memórias de nossos ancestrais. Independente da idade, todo mundo tem uma avó e um avô, mesmo que não os tenha conhecido. Por que não usar esse dia para pesquisar sobre o que seus avós faziam quando tinham a sua idade? Aqui vão outras perguntas para ajudar a puxar as lembranças.

  • Qual era a comida que sua avó fazia em dia de comemorações?
  • Como o seu avô se comportava em dia de festa?
  • Você tem alguma coisa que já foi dos seus avós?
  • Tem alguma coisa que você faz porque aprendeu com sua avó ou seu avô?

Remembrance 316/365 | My Grandfather was one of the first in… | Flickr

Histórias de avôs e de avós

Para quem é avô ou avó, desejamos um excelente dia! Que tal compartilhar com seus netos e suas netas algumas anedotas? Nessa lista tem coisas que todo neto gostaria de saber.

  • Sua brincadeira favorita na infância
  • Uma comida que tem gosto de lar
  • Como os jovens da sua época se conheciam
  • A história  do seu casamento
  • Como era seu primeiro trabalho
  • A primeira música que você decorou
  • A viagem da sua vida
  • Sua maior conquista
  • Sua maior derrota
  • Um lugar da cidade que nunca mudou
  • Um lugar da cidade que mudou muito
  • O dia que virou avô ou avó
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sabiá (@portalsabia)

Nós aqui do Portal Sabiá gostamos muito de ouvir, de contar e de compartilhar histórias, por isso o que a gente quer para esse dia é isso: histórias dos seus avôs e das suas avós, e histórias de vocês como avôs e avós também. Já pensou em deixar um comentário para a gente?

Fontes

Dia dos Avós: por que comemoramos a data no dia 26 de julho? – BBC News Brasil

São Joaquim e Sant’Ana, os pais de Maria, a mãe de Jesus (arqaparecida.org.br)

Ana, mãe de Maria – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Dia dos Avós – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.