A oficina “Oratórios decorativos” é ministrada por Lourdes Delia Rivera. Para criar diversas peças decorativas e utilitárias, a oficina traz como fundamentos a religiosidade, a tradição, o reaproveitamento e a preocupação com o meio ambiente. A partir disso, o processo de criação das peças objetiva estimular a criatividade, exercitar a coordenação motora fina e valorizar a religiosidade de cada participante.

O primeiro vídeo apresenta a história e tradição dos oratórios e propõe a criação de um oratório decorativo com caixinha de fósforo. No segundo vídeo, a partir do reaproveitamento de uma caixa de leite, a artista mostra o processo de confecção de uma caixinha religiosa, que pode servir como porta-imagem, terço e oração. E o terceiro vídeo fala sobre o reaproveitamento do carpete e ensina como confeccionar uma capa de bíblia.

Lourdes Delia Rivera é oficineira no Centro Municipal de Referência do Artesanato – CMRA de Belo Horizonte, participou do Projeto Oficinário, de capacitação de artesãos em conceitos de design e artesanato do Programa Catadores de Sonhos do Curso de Graduação de Design – Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ministrou oficina de “Decoupage com filtro de café em garrafa de vidro” na Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM) e no encerramento do Projeto Feira Uai – UFMG Artesanal Internacional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *